SOBRE
O Centro de Defesa e Segurança Nacional, CEDESEN, é um centro de estudos e pesquisas e de assessoria sobre Defesa e Segurança Nacional. É um modelo de think tank caracterizado pela independência e pluralidade. Está acima de interesses partidários, ideológicos ou setoriais. Discutirá temas de diversas áreas das dimensões da Defesa e Segurança Nacional, tais como: cibernética, tecnologia, geoestratégia, energia, ambiente, política, e todas as demais áreas fundamentais para sobrevivência e existência de uma nação e sua sociedade.
PORQUE UM THINK TANK?
A criação de think tank remota a distintos momentos do passado. Alguns, dentre os melhores, como o Brookings Institution, o Carnegie Endowment for International Peace e a Chatam House, datam do século XIX ou início do século XX. Porém, é usual se atribuir ao fim da II Grande Guerra a sua consolidação e o seu crescimento. Hoje, são mais de 8.000 deles, dos quais 55% na Europa e nos Estados Unidos.
O Brasil possui apenas 103 think tank, ou seja 1,3% do total, menos que países de menor porte e expressão. Nenhum deles especializado ou focado em Defesa e Segurança Nacional. No mundo, dos cinco melhores think tank, eles são focados na área, ou possuem programas afins e os 10 maiores igualmente tem a mesma formação.
Vivemos num “oceano de insegurança” que nos envolve e cujas ondas crescem e se aceleram. Think tank são ativos indispensáveis para nações, empresas e sociedades, dado o intenso processo de globalização e mudança tecnológica, que nos põe face a crises e transformações disruptivas, desigualdades crescentes, retorno dos nacionalismos, guerra comercial, estagnação e turbulências econômicas, 4ª revolução industrial, ameaças não-tradicionais, mudanças climáticas, migração em massa etc.
Pelo fato de que são “usinas de conhecimento e produção de soluções”, com agilidade e flexibilidade para articular clusters de conhecimento e experiências diversas, indisponíveis isoladamente, associá-las de modo a dar suporte, rumo e aconselhamento a agentes públicos, decisores, empresas e a países, são ativos indispensáveis.
Na Europa, Estados Unidos e Ásia são comuns arranjos, sob forma de think tank, que articulam empresas, academia, forças armadas, políticos e integrantes do setor público.
Os think tank, também, propiciam uma troca de informações que são compartilhadas num ambiente de independência intelectual e de mútuo aproveitamento das diversas capacidades, experiências e visões de stakeholders do setor público e provado, no âmbito nacional e internacional, propondo e mesmo antecipando soluções e encaminhando-as aos órgãos de decisão.
CONSELHO CONSULTIVO
PRESIDENTE DO CONSELHO
Ministro Raul Jungmann
PRESIDENTE DO CEDESEN
Embaixador Rubens Barbosa
MEMBROS
Ministro Nelson Jobim
Ministro Aldo Rebelo
Ten Brig Juniti Saito
Alte Esq Eduardo Barcellar Leal Ferreira
V Alte Antonio Carlos Soares Guerreiro
Dep. Fed. Gen Div Roberto Sebastião Peternelli Junior
Gen Brig Mauro Guedes Ferreira Mosqueira
Gen Div Otavio Santana do Rêgo Barros
Senador Ricardo Ferraço
Prof. Dr. Salvador Raza
Prof. Dr. Eduardo Brick
Prof. Dr. Marcos José Barbieri Ferreira
Prof. Dr. Octavio Amorim Neto
Prof. Flavio Basílio
Antonio Carlos Pereira
DIRETORIA CEDESEN
PRESIDENTE DO CEDESEN
Embaixador Rubens Barbosa
VICE-PRESIDENTES
Alte Esq Eduardo Barcellar Leal Ferreria
Prof. Gustavo Alberto Trompowisky Heck
Eng. Jose Carlos Pereira de Carvalho
Eng. Jose Augusto Correa
DIRETORA EXECUTIVA
Maura Sylvia Pasculli de Curci