POR: ESCOLA DE GUERRA NAVAL

Edição 161

Eólicas Offshore no Brasil: segurança e transição no oceano
E outros 11 artigos

Edição 162:

Adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN e as relações de poder no norte da Europa
E outros 9 artigos

 

Esta edição especial do Boletim Geocorrente foi elaborada com intuito de apresentar 23 artigos, os dois melhores de cada região e de temas especiais, além do melhor artigo tratando sobre o Brasil, públicados pelo Nucleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) em 2021.

O Boletim Geocorrente é uma publicação quinzenal do NAC, vinculado à Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação (SPP) da Escola de Guerra Naval (EGN). O NAC acompanha a Conjuntura Internacional sob o olhar teórico da Geopolítica e da Oceanopolítica, a fim de fornecer mais uma alternativa para a demanda global de informação, tornando-a acessível e integrando a sociedade aos temas de segurança e defesa. Além disso, proporciona a difusão do conhecimento sobre crises e conflitos internacionais procurando corresponder às demandas do Estado-Maior da Armada.

O Boletim tem como finalidade a publicação de artigos compactos tratando de assuntos atuais de dez macrorregiões do globo, a saber: América do Sul; América do Norte e Central; África Subsaariana; Oriente Médio e Norte da África; Europa; Rússia e ex-URSS; Sul da Ásia; Leste Asiático; Sudeste Asiático e Oceania; Ártico e Antártica. Ademais, algumas edições contam com a seção “Temas Especiais”.

O grupo de pesquisa ligado ao Boletim conta com integrantes de diversas áreas do conhecimento, cuja pluralidade de formações e experiências proporcionam uma análise ampla da conjuntura e dos problemas correntes internacionais. Assim, procura-se identificar os elementos agravantes, motivadores e contribuintes para a escalada de conflitos e crises em andamento, bem como seus desdobramentos.